Dietas

Dicas para emagrecer de forma saudável:


A cada dia surgem novas dietas, uma dieta de chás, dietas da sopa ou outras invenções, que muitas vezes tem resultados duvidosos. Será que funcionam? Mas as pessoas querem ficar magras a qualquer custo e às vezes se submetem a loucuras, pondo em risco a própria saúde. Veja algumas dicas para emagrecer de forma saudável e rápida.


Nada acontece de uma hora pra outra por que você tem que emagrecer de uma semana pra outra? Não vai funcionar. Emagrecer leva um pouco de tempo, imagine seu organismo perdendo 5 quilos em uma semana, alguma coisa não vai bem, pode causar um desequilíbrio e você adoecer facilmente. Estipule metas, por exemplo, emagrecer 4 quilos em um mês, em apenas três meses você terá perdido mais de 10 kg.
Se você não está acostumada a ter hábitos saudáveis de alimentação pode ser um choque ter que incluir frutas, legumes e verduras em sua dieta vá fazendo isso aos poucos de forma gradativa, se não você nunca vai gostar realmente desses alimentos e quando acabar a dieta vai voltar a ter maus hábitos alimentares.
Estar de dieta não significa ter que deixar de comer tudo que você mais adora. Você não precisa excluir nenhum alimento da sua preferência o segredo é regrar bem, coma uma vez aqui outra ali, com moderação.
Inclua uma atividade física na sua rotina, ajuda a perder peso, e ainda controla a ansiedade, muitas pessoas ficam ansiosas por perder peso e acabam engordando, ou não enxergando os resultados.
Nenhuma dieta funciona a base de um só alimento. Dietas só com salada, a base de sopas ou sucos não rola fique atenta, esteja esperta para os riscos de uma má alimentação. Emagrecer tem que ser uma atitude saudável.


Mudar de vez os hábitos alimentares:
Este é o grande segredo para perder peso e não o ganhar de novo. Algumas pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.
A mudança dos hábitos alimentares é, sem sombra de dúvida, a maneira mais correcta de controlar o seu peso a longo prazo. Mesmo depois de uma dieta bem sucedida é preciso aprender a manter o peso. Siga as nossas dicas e truques e vai ver que os resultados vão compensar.


1. Tente reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes não continuamos a comer depois de estarmos saciados só porque a comida está muito boa? Coma mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demorará mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficará saciado comendo muito menos.


2. Controle a ingestão de gorduras. Esta técnica é extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os carbohidratos. Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos quando os compra e escolha os que contêm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possa mude para as versões light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitua a maionese normal pela sua versão de dieta. Mude, aos poucos, do leite normal para leite meio gordo e depois para leite magro. Escolha os queijos mais magros, compre carne pouco gorda e retire os restos visíveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou óleo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudável engorda tanto como as outras. Consuma-o moderadamente. 


3. Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras. 


4. Reduza o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderação.


5. Reduza também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitua o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitua os refrigerantes pelas suas versões light. 


6. Faça exercício. A prática regular de exercício aumenta o seu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda o afasta do frigorífico. Além de ajudar a perder peso, o exercício firma os músculos e melhora a aparência. 


7. Verifique se está a comer porque tem fome ou se come por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão solitários, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para as controlar.


8. Tenha atenção às situações de risco: jantares de amigos, férias, festas, viagens e feriados. Saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade física habitual. Não precisa de fazer desses dias um sacrifício vendo os outros comer comida saborosa enquanto você fica infeliz a um canto, mas não precisa de sair de lá empanturrado de tanto comer. Prove um pouco de cada prato, mas não coma demasiado. Preste mais atenção às pessoas do que à comida. 


De nada serve usar estas dicas cegamente durante um mês e depois abandoná-las a todas porque uma é difícil de seguir. O segredo está em adoptar uma técnica e praticá-la até que se torne um hábito. Isso leva aproximadamente seis meses. 
Faça as mudanças de modo gradual. Comece com a técnica que melhor se adaptar aos seus interesses e necessidades. As mudanças graduais são as mais eficazes no controle do peso. 
Não adopte uma dica que lhe exija um sacrifício demasiado alto. Se realmente detesta desporto talvez possa substituir o exercício por uma caminhada a pé ou por um maior controle do número de calorias ingeridas. Se após 2 meses ainda detesta o gosto do café com adoçante sintético não insista, ponha mesmo açúcar e corte nas sobremesas.